domingo, 21 de agosto de 2016

Meu primeiro programa em C



Historia


"C" é uma linguagem de programação que foi criada na decada de 1970, por Dennis Ritchie. A linguagem foi chamada "C", porque suas características foram obtidas a partir de uma linguagem anteriormente chamado de " B", que de acordo com a Ken Thompson era versão reduzida da linguagem de programação BCPL. C é uma das linguagens de programação mais populares e influenciou a criação de outras linguagens que conhecemos hoje, como C++, Java e C#. É uma linguagem muito usada no contexto de programação de microprocessadores e microcontroladores, especialmente de sistemas embarcados, comum a várias engenharias.


Características


C é uma linguagem de médio nível pois combina elementos de linguagens de alto nível com a funcionalidade da linguagem Assembly. C possui apenas 32 palavras-chave tornando assim, um código escrito em C, bem portátil. A linguagem C é uma linguagem estruturada, ou seja, permite a compartimentalização do código e dos dados(Trata-se da habilidade de uma linguagem seccionar e esconder do resto do programa todas as informações necessárias para se realizar uma tarefa especifica).

Por que usar a linguagem C?


A linguagem C dá ao programador o que ele quer: poucas restrições, poucas reclamações, estruturas de bloco, funções isoladas e um conjunto compacto de palavras-chave. Usando C, um programador pode conseguir aproximadamente a eficiência de código Assembly, combinada com a estrutura de uma linguagem de alto nível.


Meu primeiro programa em C


  1.  #include <stdio.h>
  2.  #include<stdlib.h>
  3.  /* Meu primeiro Programa em C */

  4.  int main() 
  5.      { 
  6.        printf("Hello, world\n");
  7.        system("pause");
  8.        return(0);
  9.      }


Explicando o Codigo


Na primeira linha do nosso código, podemos ver a expressão "#include<stdio.h>". Ao usarmos tal expressão, estamos incluindo a biblioteca padrão de entrada e saída. É através dessa biblioteca que poderemos usar o comando "printf", localizado na linha 7 do nosso código.

Na segunda linha estamos incluindo a biblioteca <stdlib.h>. Através dela podemos usar o comando system("pause").

Na terceira linha podemos encontrar um comentário. Os comentários são dados quando encontramos uma frase precedida por "/*" e sucedida por "*/". Os comentários servem para organização e explicação do codigo que estamos fazendo.

Na quinta linha podemos ver o início do nosso programa, ao definirmos a função principal (main) como inteira. As duas chavetas, { (sexta linha) e } (décima linha), assinalam o início e o fim do programa.

Na sétima linha podemos ver o comando "printf". O printf() vai escrever no ecrã tudo o que aparece entre aspas, menos alguns caracteres especiais tais como o "\n" e "%". O "\n " significa o caracter newline e indica ao computador para mudar de linha. Isto é, o programa escreve no ecrã,

Hello, world

e o cursor fica colocado no início da linha seguinte.

Na oitava linha podemos ver o comando "system("pause")". Esse comando serve para interromper a execução do programa (pause) para que você possa analisar a janela de saída, após o término da execução, e é definida no pacote stdlib.h. Esse comando não é necessário se você estiver usando Linux.

Na nona linha encontramos o comando return(0);. A função main foi definida como uma função int(ou seja, inteira), e por isso precisa devolver um valor inteiro. Daí a necessidade do comando return 0, apenas por consistência, já que o zero não é utilizado. 


Na decima linha encontramos o final do nosso programa, assinalado pela fechamento da chave.

Grupo G2

Nenhum comentário:

Postar um comentário