quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Segundo Projeto com o Arduino




O projeto tem o intuito de controlar a velocidade do motor a partir da temperatura 
detectada.

Ele pode ser dividido em duas partes básicas:



1-A leitura da temperatura via NTC, que é levada ao arduino na forma de números.

2- A mudança de velocidade do motor a partir do processamento no arduino e a mudança de tensão fornecida ao motor.

Para a leitura da temperatura foi utilizado um NTC que é um resistor sensível a temperatura.

O motor de 5v é somente um exemplo perante a possibilidade de utilizações e acionamentos que podem ser realizados.

Esse projeto abre portas para uma diversidade de projetos que tem por idéia a leitura de uma variável para o controle de um valor ou mecanismo em malha aberta.

O mecanismo, se utilizado com conceitos de eletrônica de potencia, pode acionar ao invés de um motor cc lâmpadas e até mesmo grandes maquinas.


Por mais que o sistema inicialmente tenha apresentado uma grande dificuldade, ele após algumas analises e tentativas demonstrou ser muito didático e simples. 



Código usado:

#include <Thermistor.h> // biblioteca

Thermistor temp(4); // thermistor porta 4
int pinoMotor = 9; // motor porta 9


void setup() {
pinMode(pinoMotor, OUTPUT); // pino do motor como saída
Serial.begin(9600); //comunicação do arduino para o pc em bits

}

void loop() { // função principal
  int temperature = temp.getTemp(); 
  
  Serial.print("Temperatura no Sensor eh: ");
  Serial.print(temperature);
  Serial.println("*C");
  delay(1000);
  
  if(temperature <= 23){
  analogWrite(pinoMotor, 50);  
  }
    else if (temperature > 23 && temperature < 25) {
  analogWrite(pinoMotor, 127);
  }

  else {
    analogWrite(pinoMotor, 255);
  }
  

}

Segunda experiência com Arduino




EXPERIÊNCIA

Nossa segunda experiência com o Arduino foi muito produtiva. A compreensão de todas as etapas trouxe pleno aprendizado a todo o grupo. Apesar das dificuldades enfrentadas num primeiro momento, uma vez que havia uma dificuldade na montagem dos circuitos, houve uma interação interessante entre os grupos, o que possibilitou uma troca de informações e a obtenção dos resultados esperados por todos os grupos.


CÓDIGO




MONTAGEM


Para fazer o controle da velocidade de rotação do motor CC a partir da temperatura medida pelo sensor, foi necessário realizar a montagem dos dois circuitos de forma independente.

Primeiramente, monta-se o circuito de medição de temperatura, para o qual foi utilizado um NTC (Negative Temperature Coefficient), um resistor de 10 kOhms e fios jumper, além da protoboard e do arduino. Alimenta-se com 5V na entrada no NTC, que é colocado em série com o resistor, cuja saída vai para a terra. Conecta-se também o ponto entre o NTC e o resistor à entrada analógica A4 do Arduino. A partir daí, o NTC "lê" a temperatura ambiente e o arduino traduz em números.

Após isso, monta-se o circuito do acionamento do motor CC, que usa um motor CC, um diodo 1N4001, um resistor 1 kOhms, um transistor TIP 120 e fios jumper. Conecta-se o 5V do arduino a um dos terminais do motor, em paralelo com o diodo, polarizado reversamente. Conecta-se o outro terminal ao coletor transistor e o emissor é conectado na terra (GND). À base do transistor, conecta-se o resistor de 1 kOhms, que é ligado no pino digital D9 do Arduino.

Assim, quando o arduino é alimentado, o sistema começa a funcionar com o sensor identificando a temperatura ambiente e, a partir disso, a temperatura é comparada com as condições definidas no código escrito no programa Arduino. A partir da temperatura medida, o arduino fornece mais ou menos tensão para o motor, controlando, assim, sua velocidade de rotação.







GRUPO SERIAL.BEGIN

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Segunda Experiencia com o Arduino

     Nossa segunda experiência com o Arduíno não foi tão complexa quanto a primeira, pois já tínhamos alguma experiência com o mesmo, porém, não foi tão fácil e prazerosa. Um dos motivos de ainda percebermos uma leve complexidade nos problemas propostas foi a evasão de alguns integrantes do nosso grupo, restando apenas 3 integrantes, mas os mesmos foram sanados com a associação ao grupo 20programar.

     Falando um pouco sobre as atividades desenvolvidas, trabalhamos com o sensor LDR, cuja resistência varia de acordo com a luminosidade recebida onde utilizamos algumas funções do Arduíno, as famosas portas seriais e as analógicas. Passando pela atividade 6, trabalhamos com as atividade 7, 8 e 9 no qual acionamos um motor CC e adquirimos experiência no funcionamento da porta PWM, e do potenciômetro.
Já nas atividades 10 e 11, trabalhamos com o medidor de temperatura NTC que foi de suma importância para o desenvolvimento da atividade posterior, que é o principal motivo deste post.

Atividade 12 - CONTROLAR VELOCIDADE DO MOTOR CC COM TERMISTOR

     Nos reunimos no laboratório do NERA  junto com o grupo 20programar para darmos sequência a atividade 12, conforme segue abaixo.

Primeira tentativa:




















Segunda tentativa:

Apos a primeira tentativa aprimoramos o programa para que ele passe a contar com 3 oscilações de velocidade em relação a temperatura, o programa resultante foi:









 GRUPO: G2