Nossa segunda experiência com o Arduino foi muito produtiva. A compreensão de todas as etapas trouxe pleno aprendizado a todo o grupo. Apesar das dificuldades enfrentadas num primeiro momento, uma vez que havia uma dificuldade na montagem dos circuitos, houve uma interação interessante entre os grupos, o que possibilitou uma troca de informações e a obtenção dos resultados esperados por todos os grupos.
CÓDIGO
MONTAGEM
Para fazer o controle da velocidade de rotação do motor CC a partir da temperatura medida pelo sensor, foi necessário realizar a montagem dos dois circuitos de forma independente.
Primeiramente, monta-se o circuito de medição de temperatura, para o qual foi utilizado um NTC (Negative Temperature Coefficient), um resistor de 10 kOhms e fios jumper, além da protoboard e do arduino. Alimenta-se com 5V na entrada no NTC, que é colocado em série com o resistor, cuja saída vai para a terra. Conecta-se também o ponto entre o NTC e o resistor à entrada analógica A4 do Arduino. A partir daí, o NTC "lê" a temperatura ambiente e o arduino traduz em números.
Após isso, monta-se o circuito do acionamento do motor CC, que usa um motor CC, um diodo 1N4001, um resistor 1 kOhms, um transistor TIP 120 e fios jumper. Conecta-se o 5V do arduino a um dos terminais do motor, em paralelo com o diodo, polarizado reversamente. Conecta-se o outro terminal ao coletor transistor e o emissor é conectado na terra (GND). À base do transistor, conecta-se o resistor de 1 kOhms, que é ligado no pino digital D9 do Arduino.
Assim, quando o arduino é alimentado, o sistema começa a funcionar com o sensor identificando a temperatura ambiente e, a partir disso, a temperatura é comparada com as condições definidas no código escrito no programa Arduino. A partir da temperatura medida, o arduino fornece mais ou menos tensão para o motor, controlando, assim, sua velocidade de rotação.
GRUPO SERIAL.BEGIN


Nenhum comentário:
Postar um comentário