quarta-feira, 14 de setembro de 2016

ARDUINO




Criado em 2005 por um grupo de cinco engenheiros, Arduino é uma plataforma de prototipagem de código aberto baseado em hardware e software easy-to-use, oque que dizer que é fácil de usar.


As placas Arduino são capazes de ler entradas ( de luz, de proximidade ou de qualidade do ar através um sensor, ou um SMS ou até mesmo mensagens do Twitter, entre outros) e transformá-lo em uma saída, que pode ser a ativação de um motor, acender uma luz ou desencadear eventos externos. A pessoa pode dizer oque deseja fazer, escrevendo o código na linguagem baseada em C, e enviá-lo para o microcontrolador, tudo através da ferramenta de programação do próprio Arduino, conhecida como Arduino IDE (Integrated Development Environment).

Ao longo dos anos o Arduino tem se mostrado útil em milhares de projetos. Reuniu ainda comunidades onde novatos e especialistas de todo o mundo compartilham ideias, conhecimentos e suas experiências coletiva. Existem milhares de fabricantes, estudantes, artistas, designers, programadores, pesquisadores, profissionais e amadores de todo o mundo que usam o Arduino para a aprendizagem, criação de protótipos e produção de trabalho profissional terminado.


PORQUE UTILIZAR O ARDUINO?

Hardware barato e flexível 

Placas Arduino são relativamente baratos em comparação com outras plataformas de microcontroladores.

Ambiente de programação simples

O Arduino Software (IDE) é fácil de usar para iniciantes , mas suficientemente flexível para usuários avançados. Os alunos aprendem a programar e em pouco tempo já estão familiarizados com a forma que o Arduino IDE funciona.

Multiplataforma

O Software Arduino (IDE) é executado em diversos sistemas operacionais, Windows, Mac OSX e Linux .

Open source e software extensível

O software Arduino é publicado como ferramentas de código aberto, disponível para a contribuição por programadores em todo o mundo. A linguagem pode ser estendido através de bibliotecas C / C ++.

Open source e hardware extensível


Os diagramas das placas Arduino são publicados sob uma licença Creative Commons, para que os designers de circuito experientes podem fazer a sua própria versão dos diferentes módulos, ampliando e melhorando-los ou simplesmente aprendendo como eles são construídos. Os novatos podem construir versões simples, a fim de entender como ele funciona e economizar dinheiro.



O QUE SE PODE FAZER COM O ARDUINO?

A lista de possibilidades é praticamente infinita. Pode automatizar uma casa, um carro, um escritório, criar um novo brinquedo, um novo equipamento ou melhorar um já existente. Tudo vai depender da criatividade da pessoa.

Para isso, o Arduino possui uma quantidade enorme de sensores e componentes que podem ser utilizados em projetos. Grande parte do material utilizado no Arduino está disponível em módulos, que são pequenas placas que contém os sensores e outros componentes auxiliares como resistores, capacitores e leds.

Existem também os chamados Shields, que são placas que se encaixam no Arduino para expandir suas funcionalidades. A imagem abaixo mostra um Arduino Ethernet Shield encaixado no Arduino Mega 2560. Ao mesmo tempo que permite o acesso do Arduino à uma rede ou até mesmo à internet, mantém os demais pinos disponíveis para utilização, assim é possível, por exemplo, utilizar os pinos para receber dados de temperatura e umidade de um ambiente, e consultar esses dados de qualquer lugar do planeta:



Para se ter uma ideia das possibilidades de criação com o Arduino, segue abaixo dois projetos. O primeiro é de um tênis que se amarra sozinho:






O segundo é um Identificador visual para pessoas com deficiência. 


Desenvolvido com a participação de alunos de Engenharia de Computação, sob a orientação da professora Sabrina de Cássia Martinez, o “Identificador de obstáculos para auxílio de pessoas com deficiência visual” é um equipamento de baixo custo que oferece auxílio na locomoção de pessoas com deficiências visuais. “Este dispositivo poderá ser utilizado juntamente com a bengala, ficando esta responsável por obstáculos rasteiros e o dispositivo, através do sensor de ultrassom, pelos objetos mais altos, emitindo um alerta ao usuário”, esclarece a orientadora.


FONTES: 
http://blog.filipeflop.com/arduino/o-que-e-arduino.html
http://www.arduino.org/learning/getting-started/what-is-arduino
https://nerdnoextremo.wordpress.com/2015/05/22/semana-arduino-4/


GRUPO 20PROGRAMAR

Nenhum comentário:

Postar um comentário