Por que Arduino?
É indiscutível que a Arduino revolucionou a forma de se fazer projetos automatizados. Projetos que antes dependiam de muito estudo hoje podem ser feitos com certa facilidade por qualquer um. Até os mais experientes usam a plataforma Arduino por ser flexível e prática, economizando muito tempo na hora de criar uma solução de robótica e automação.
A maior vantagem dessa plataforma de desenvolvimento sobre as demais é a sua facilidade de sua utilização: pessoas que não são da área técnica podem aprender o básico e criar seus próprios projetos em um intervalo de tempo relativamente curto.
Outras vantagens é o seu custo que é bem acessível podendo chegar a no máximo R$ 200,00 em sua versão "MEGA", sendo suas versões inferiores mais baratas. Além disso, ele é considerado "open source", isto é, uma plantaforma aberta de computador, o que facilita ainda mais a sua utilização.
Suas aplicações são as mais diversas, de diversão passando pela arte, automação residencial e até ajudar outras pessoas. Por exemplo, o Arduino já foi utilizado para se criar uma chopeira controlada por um iPad onde era possível acompanhar o fluxo da bebida e obter informações sobre os diferentes tipos de chope. Além disso, a placa também servia para informar a temperatura e descobrir quem bebeu mais. Já outra equipe criou uma luva sensível ao tato que ajuda cegos a “enxergar” obstáculos no caminho. Na mesma linha, outro usuário criou uma jaqueta utilizando a versão LilyPad (desenhada para construir projetos vestíveis) do Arduino que informa quando um ciclista irá trocar de faixa através de leds colocados nas costas da jaqueta.
Conectando motores, sensores, displays, antenas, dispositivos de entrada e toda sorte de hardware ao Arduino as possibilidades são infinitas!
Algumas aplicações utilizando o Arduino:
Portal G1

Nenhum comentário:
Postar um comentário